“Rastreamos a origem de todos os ingredientes”, diz Rose Bezecry, da Cativa Natureza

Rose Bezecry, socióloga e cosmetóloga, fundadora da Cativa Natureza, fala sobre as parcerias diretas entre a marca e cooperativas e famílias de agricultores locais para obtenção dos ingredientes naturais e orgânicos usados na fabricação de cosméticos. Alguns produtores já carregam uma parceria de longa data com a marca e recebem participação no lucro obtido com a venda dos produtos finais ao consumidor. Fundada em 2008, a Cativa é uma das empresas mais renomadas no mercado brasileiro de cosméticos naturais, veganos e orgânicos, reconhecida por fazer um trabalho pioneiro e desbravador no rastreamento de matérias-primas e testes de pureza rigorosos para a escolha de fornecedores. A seguir, leia a mini entrevista que Rose concedeu ao Bruno Vieira Feijó, um dos fundadores da loja online Beleza do Campo:

Alguns ingredientes utilizados em cosméticos naturais da Cativa são fornecidos por cooperativas brasileiras ou famílias de agricultores locais que investem no cultivo orgânico e têm com a marca uma parceria de longa data. Gostaria que você contasse aos nossos queridos clientes quais as parcerias que a Cativa tem neste momento e alguns exemplos de bons frutos gerados nesse tipo de relação comercial.

Rose - Neste momento, estamos trabalhando diretamente com quatro cooperativas do Norte e do sul do Brasil. Na Região Sul, temos uma parceria exemplar com 50 produtores da Copavale [Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense], que fazem o cultivo e a colheita da Tangerina Verde. Nós utilizamos a casca de frutos colhidos no período de raleio, fora da safra [etapa que consiste na retirada do excesso de frutos para evitar a quebra de ramos e promover um equilíbrio entre as fases vegetativa e reprodutiva da planta]. Antes da parceria com a Cativa, a técnica de aproveitar os frutos do raleio não era tão comum por lá. As cascas são prensadas para se transformarem em óleo essencial, com aroma cítrico-doce pungente, refrescante e penetrante. Ele é muito utilizado em massagens relaxantes e no tratamento de celulite, estrias e retenção de líquidos.

Nós também temos contratos de arrendamento há mais de uma década com um grupo de produtores que dispõe de terrenos certificados para plantar Girassol e prensar o óleo vegetal orgânico. O resultado é um óleo puro, certificado, muito rico em ácidos graxos ômega 6 e vitamina E, capaz de oferecer ação regeneradora e cicatrizante para irritações cutâneas e peles danificadas. E na Região Norte colhemos vários ativos da Amazônia, como Copaíba e Andiroba, com o aval de cooperativas que detêm certificações de manejo sustentável e extrativismo legal.

Quais as vantagens para o agricultor em fechar um acordo com uma marca, neste caso a Cativa, e quais as vantagens para a Cativa em estabelecer uma parceria diretamente com o produtor rural, em vez de comprar a matéria-prima já pronta para uso e processada de fornecedores da indústria?

Rose - Para os agricultores, essa união aprimora e expande suas cadeias produtivas sustentáveis. Nós ajudamos, por exemplo, a padronizar boas práticas para que eles consigam chegar numa matéria prima com a qualidade necessária para a elaboração de cosméticos. Às vezes, faço apresentações aos produtores mostrando as embalagens e os cosméticos expostos na vitrine com ingredientes que foram extraídos de suas terras. Levo para eles experimentarem os sabonetes, cremes, sprays de ambiente, óleos essenciais. E ficam todos orgulhosos, com aquele sentimento de satisfação, ao ver o resultado palpável de tanto esforço e dedicação. Quando eles entendem o valor agregado que o cultivo de qualidade pode gerar lá na ponta, isso passa a representar uma nova fonte de renda. No exemplo da Copavale, há um adicional que é a venda fora do período de safra. Em alguns casos, dividimos os custos e os lucros com os produtores, de modo que eles têm participação direta no desempenho de vendas do produto ao cliente final. 

Um aspecto interessante para as famílias produtoras é que a Cativa empodera as mulheres ao procurar preferencialmente lavouras tocadas por mulheres, principalmente porque muitas já são responsáveis pelo cultivo da terra, mas poucas são reconhecidas por isso. Porém, a experiência nos mostrou que são elas as que mais se destacam no cuidado com a natureza e com as pessoas.

Do lado da marca, garantimos a obtenção de matéria-prima em maior volume e qualidade por um determinado período, algo que se mostrou ainda mais assertivo no atual momento que vivemos de encarecimento e falta de insumos no mercado. Claro que a natureza prega imprevistos e frequentemente temos que lidar com a quebra de safras, devido ao clima hostil, mas uma parceria fixa e de longa data nos transmite mais segurança para desenvolver novos produtos. Por fim, conseguimos identificar com facilidade de onde vem cada ingrediente e responder quem é o produtor e como o insumo é manejado, informações que são mais difíceis de conseguir quando você compra apenas de distribuidores da matéria-prima já processada.

Quase toda a fabricação de cosméticos da Cativa acontece em Campo Magro, Paraná, em instalações próprias. Sabemos que é uma área dotada de procedimentos sustentáveis e que preserva ao máximo as qualidades originais dos vegetais utilizados. Quais os cuidados e procedimentos necessários para que isso aconteça na prática?

Rose - Nossa produção é validada de ponta a ponta pelo IBD, hoje uma das certificadoras mais exigentes do mundo, o que nos demanda fazer o rastreamento do cultivo dos insumos em solo orgânico até o envaze dos produtos na fábrica. Na prática, somos uma das poucas marcas no mercado brasileiro que possuem todas as suas linhas de produtos com o selo de auditoria externa. Isso garante a não inclusão de químicas, como petrolatos, silicones, fragrâncias e corantes artificiais, fenoxietanol, parabenos, formaldeídos, além de OGMs [organismos geneticamente modificados], ajudando os consumidores a não caírem no greenwashing [expressão que significa “maquiagem verde” ou “lavagem verde” e acontece quando as marcas criam uma falsa aparência de sustentabilidade e do uso de insumos naturais, sem necessariamente aplicá-los de verdade]

Nosso processo de escolha de fornecedores também exclui a possibilidade de contaminação cruzada nas fórmulas, quando um fator externo indesejado entra em contato com o produto puro durante uma de suas etapas. Há grandes indústrias, por exemplo, que têm somente parte de suas formulações limpas, com produtos de linhas clean e não clean compartilhando os mesmos equipamentos de produção. Quando uma substância é permitida em uma linha e não permitida pela outra, a chance dela de cruzar fronteiras é maior. Aqui na Cativa, não passa pela porta nenhum insumo sintético ou artificial prejudicial ou que não conste na cartilha das certificadoras de produtos naturais e orgânicos. Obviamente é uma decisão que limita bastante a possibilidade de escolhas de matéria-prima e pagamos o preço por isso, mas não abrimos mão desse princípio.

Outra questão é que há muitas indústrias de cosméticos convencionais que fazem uso de componentes que, quando expostos a temperaturas extremas, passam a produzir efeitos nocivos ao ser humano. Aqui, adotamos o caminho oposto, criando procedimentos como filtragem e aquecimento moderado para preservar ao máximo as propriedades originais dos vegetais utilizados. É preciso tomar muito cuidado com a manipulação de insumos naturais, que vão naturalmente perdendo suas propriedades biológicas em cada etapa da produção. Os óleos essenciais puros, por exemplo, são substâncias muito voláteis, que evaporam com facilidade. Tudo isso resulta em práticas que garantem cosméticos mais puros e que tranquilizam o consumidor que opta por essa qualidade.

➤ A Cativa Natureza tem hoje uma das maiores variedades de cosméticos naturais, orgânicos e veganos confiáveis e produzidos no Brasil. Veja aqui a relação de produtos, encomende online e receba em casa.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2023

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade