Árvores promovem qualidade de vida nas cidades

Numerosos estudos já demonstraram que a presença de árvores e da natureza urbana pode melhorar a saúde mental e física das pessoas - e até salvar vidas. Segundo o relatório Planting Healthy Air, produzido pela The Nature Conservancy, as ondas de calor matam mais pessoas em todo o mundo do que qualquer outro evento relacionado ao clima, e as cidades – onde se prevê que 70% da população resida em 2050 – são particularmente vulneráveis. Uma solução relativamente simples? Plantar mais árvores!

Isso porque elas resfriam o ar, lançando sombra e liberando vapor d'água. Além disso, suas folhas podem filtrar o material particulado fino (PM) – uma das formas mais perigosas de poluição do ar, gerada pela queima de biomassa e combustíveis fósseis. Como se não bastasse, uma única árvore madura consegue absorver até 450 litros de água por dia através de suas raízes, além de captar a água da chuva na superfície de suas folhas, reduzindo a erosão do solo e retardando a filtração da água nas redes de drenagem das cidades.

Além de resfriar o ambiente, as árvores também beneficiam a biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo para diversos tipos de animais que enriquecem a fauna da região. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) as árvores ainda revalorizam a área onde foram plantadas, ajudando a alcançar um aumento de receita de até 20% em comparação com os locais onde não há vegetação. Finalmente, quando se trata de exercício físico, para a maioria das pessoas as áreas arborizadas representam um cenário muito melhor do que as ruas feitas apenas de concreto e asfalto.

Mas as cidades prestam relativamente pouca atenção em como as árvores são tratadas e protegidas. Nas últimas décadas, elas foram sendo substituídas por infraestrutura física: prédios, estradas, pontes, viadutos… Apenas entre 2012 e 2015, a cobertura média global de árvores urbanas diminuiu em quase 40.000 hectares por ano (fs.usda.gov/research/treesearch/59488). O mau planejamento leva à derrubada indiscriminada. Será que não deveríamos cobrar com mais intensidade dos nossos prefeitos e vereadores o repovoamento de árvores e a criação de parques arborizados como política pública de saúde?

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade