Por que não comprar protetor solar com Oxybenzone

A Oxibenzona é um composto sintético muito utilizado nos protetores solares mais comuns do mercado. No entanto, você deve ter muito cuidado com ele. Na União Européia, por exemplo, o ingrediente está proibido desde 2008. Porém, aqui no Brasil e nos Estados Unidos ainda é encontrado. Em geral, a Oxibenzona está presente em filtro solar químico e em produtos de cuidados pessoais com FPS, como cremes anti-idade, shampoos, sprays de cabelo, óleos bronzeadores e condicionadores. A Oxibenzona penetra na pele e neutraliza os efeitos dos raios UVA e UVB. Já o protetor natural, físico e mineral NÃO faz uso da Oxibenzona, pois ao contrário dos filtros solares químicos, ele forma uma barreira física branca na pele, refletindo os raios solares em vez de absorvê-los, diminuindo então, os riscos de câncer de pele, assim como queimaduras, envelhecimento precoce ou o surgimento de manchas.

Para que serve a Oxibenzona no protetor solar?
A Oxibenzona é um sólido amarelo claro facilmente solúvel na maioria dos solventes orgânicos, cuja função principal na pele é absorver os raios UVB e ondas curtas de raios UVA (a luz ultravioleta, responsável pelo envelhecimento precoce).
 
A Oxibenzona faz mal para a pele e o organismo?
A Oxibenzona e seus derivados, como a Benzofenona, penetram na pele, causando reações alérgicas e inflamações em peles delicadas. Mas o maior problema é que eles podem promover uma desregulação hormonal no organismo, alterando o equilíbrio do hormônio da tireóide, induzir atividade anti-androgênica (bloqueadores de testosterona) e exibir atividade estrogênica (estímulo da ovulação em mulheres, algo sabido desde 2006, quando o pesquisador Karl Fent e sua equipe estudaram o fato, na Suíça). Além disso, ao ser usada por animais, a benzofenona foi responsável pelo surgimento de câncer de fígado e linfomas. A Oxibenzona também demonstrou induzir alterações na conformação e quebra de DNA na presença de luz ultravioleta. 

A Oxibenzona ainda representa uma grande ameaça na vida dos recifes de corais, pois segundo estudos, quando um banhista libera essa substância na água, os corais acabam absorvendo o produto, o que pode levá-los a morte. Aos corais que sobrevivem, seu sistema reprodutor pode ser afetado, ou terão dificuldades para suportar o aquecimento das águas durante os períodos de alta temperatura.

Como saber se o protetor solar tem Oxibenzona?
Ele costuma aparecer como benzophenone-3 (benzofenona), sulisobenzone e oxybenzone. Esses nomes podem ser encontrados atrás do rótulo, onde consta a composição do produto. 

➤ Com tantos ingredientes potencialmente prejudiciais para a saúde do organismo, a busca por protetores solares de alta qualidade é fundamental. Veja aqui algumas opções de filtro solar que não fazem uso de avobenzona, oxibenzona e octocrileno, sendo seguros para toda a família.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade