De olho no rótulo: ingredientes controversos do protetor solar

O uso do protetor solar é imprescindível. Ele protege contra as radiações UVB (que ocasionam queimaduras e ardência) e as radiações UVA (que penetram na pele e são responsáveis por câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce). Mas é preciso ficar atento aos ingredientes controversos encontrados em protetores químicos convencionais ou qualquer produto com FPS (fator de proteção solar) destacado na embalagem, seja lip balm, maquiagem ou creme para o cabelo:

⚠️ Oxibenzona (também aparece como benzophenone-3, sulisobenzone e oxybenzone) = seu papel é absorver a luz ultravioleta. Mas pode causar disfunção hormonal na atividade endócrina, com chances de piorar a qualidade de esperma em homens e estimular a endometriose em mulheres. Em seus últimos materiais, a FDA (agência americana) diz que a oxibenzona é absorvida pela pele numa extensão maior do que se entendia - e que novos estudos devem ser feitos. Na água, prejudica a vida aquática.

⚠️ Octinoxato (ou metoxicinamato de octilo) = foi encontrado na urina, no sangue e no leite materno, o que demonstra que é sistematicamente absorvido. É um desregulador endócrino que pode imitar os hormônios humanos, causando alterações no sistema reprodutivo e na tiróide. Além disso, envenena os recifes de corais.

⚠️ Homosalato (ou homosalate) = ajuda a minimizar queimaduras, mas é um potencial interruptor das atividades do estrogênio, do androgênio e da progesterona.

⚠️ Octocrileno (ou octocrylene) = é um absorvedor de UV sintético e intensificador de FPS. Pode causar reações alérgicas em peles sensíveis e foi demonstrado que se bioacumula no corpo.

⚠️ PABA (ácido aminobenzoico ou aminobenzoic acid) = filtra a radiação ultravioleta. Está na lista de itens “restritos ou proibidos” pelo Canadá. Se fotodegrada com a exposição solar, aumentando os radicais livres na pele e os riscos de câncer e alergias.

⚠️ Avobenzone (avobenzona) = também conhecido como butil metoxidibenzoilmetano, possui alto nível de absorção, o que pode desencadear distúrbios hormonais e irritações, como reações alérgicas.

⚠️ Octisalate (octisalato) = é usado para estabilizar a avobenzona e estender sua proteção solar. Está associado à muitos casos de dermatite de contato e pode ter efeitos endócrinos, ligando-se ao receptor de estrogênio.

👉 Hoje existem alternativas de proteção solar mais saudáveis para o corpo humano e o meio ambiente, como o filtro solar físico e mineral, à venda na loja online Beleza do Campo.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade