De olho no rótulo: Cocamide DEA, TEA e MEA

O trio DEA (sigla em inglês para Diethanolamine (dietanolamina), TEA (sigla para Triethanolamine (trietanolamina) e MEA ou ETA (siglas para Monoethanolamine (monoetanolamina) está disseminado em dezenas de cosméticos convencionais como sabonete, shampoo, tintura para o cabelo, loção para as mãos, espuma de barbear e gel para fixar os cabelos. As siglas também podem aparecer como cocamide DEA, cocamide TEA e cocamide MEA. São compostos sintéticos que fazem parte de um grupo chamado de etanolaminas (resultado da reação entre amônia e óxido de etileno), responsáveis por remover as impurezas da superfície do cabelo e da pele. Elas também podem atuar como reguladoras de pH, emulsificantes (misturando ingredientes solúveis em água e óleo) e agentes de formação de espuma. A má notícia é que essas espumas não apenas ressecam a pele, como também podem causar irritação e inflamação em pessoas sensíveis ou propensas a alergias.

Além disso, quando as etanolaminas são usadas num mesmo produto elaborado com determinados conservantes que se decompõem em nitrogênio, elas podem formar nitrosaminas, substâncias que a IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancer – International Agency for Reaseach on Cancer) lista como potenciais cancerígenos por estarem associadas à tumores hepáticos, anormalidades no desenvolvimento do feto e disrupção endócrina. A Comissão Europeia proíbe a dietanolamina (DEA) em cosméticos justamente para reduzir a contaminação por nitrosaminas.

No estado da Califórnia, a cocamida DEA está proibida desde que a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Center for Environmental Health, em Oakland) a classificou entre as substâncias possivelmente cancerígenas para o homem. Ela requisitou testes e descobriu a substância até mesmo em produtos para bebês e rotulados como “naturais". Um dos shampoos concentrava 200.000 ppm (partes por milhão) de cocamida DEA, três vezes mais que o limite médio permitido. A cocoamide DEA ainda é classificado como uma ameaça ao meio ambiente por causa da sua toxicidade aguda em organismos aquáticos e pelo seu potencial bioacumulativo.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade