Selo Ecocert: 10 coisas que você precisa saber

Em geral, os ingredientes orgânicos utilizados em alimentos e cosméticos devem ser cultivados sem o uso de pesticidas e seus produtores devem adotar práticas ecologicamente corretas desde a plantação até a embalagem do produto final. Um produto precisa ter certificação de um órgão credenciado para ser considerado orgânico por organizações internacionais. A Ecocert é um deles. Veja 10 curiosidades sobre o selo: 

1️⃣  A Ecocert é uma das maiores auditorias independentes no mundo que certificam produtos naturais e orgânicos, além de práticas sustentáveis. Ela opera em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Foi fundada na França, em 1991. A predecessora da Ecocert foi uma associação francesa de produtores rurais, a ACAB (Association des Conseillers en Agriculture Biologique), criada em 1978. Quando foi renomeada, se transformou numa organização de inspeção independente.

2️⃣ A empresa emprega em torno de 1800 pessoas e é controlada pelo co-fundador, William Vidal, atualmente com 69 anos, e seus filhos.

3️⃣ Em 2002, cinco organizações europeias responsáveis ​​por estabelecer padrões de cosméticos orgânicos e naturais se juntaram para compartilhar referências a serem usadas ​​mundialmente por elas. Além da Ecocert, participaram BDIH (da Alemanha), Cosmebio (da França), ICEA (da Itália) e Soil Association (da Grã-Bretanha).

4️⃣ Embora os cinco membros discordassem sobre determinadas regras, eles conseguiram amenizar as diferenças e criaram um padrão internacional harmonizado, publicado pela primeira vez em 2010. Nessa época, os membros também formaram uma associação sem fins lucrativos para supervisionar o padrão, a COSMOS.

5️⃣ O padrão COSMOS se divide em dois selos. Para um produto obter o COSMOS Natural, 95% dos ingredientes precisam ser naturais (destes 95%, ao menos 20% precisam ser de origem orgânica e certificada). Os outros 5% restantes podem ser ingredientes sintéticos dispostos numa lista específica.

6️⃣ Para obter o COSMOS Organic, 95% dos ingredientes vegetais do produto precisam ser de origem orgânica. Isso precisa resultar em pelo menos 20% do volume total (em peso) do produto.

7️⃣ A lista de ingredientes sintéticos permitidos basicamente contém conservantes (ainda assim, eles devem ser derivados de fontes renováveis). Isso foi permitido porque, os conservantes naturais não costumavam ser de amplo espectro até há pouco tempo e precisavam ser usados em dosagem muito maior para serem eficazes, o que acabava tornando-os alergênicos. Porém, novos conservantes naturais e derivados de vegetais estão chegando ao mercado para atender à crescente demanda do consumidor - e espera-se que a Ecocert revise sua lista de sintéticos.

8️⃣ De qualquer maneira, a Ecocert já não permite o uso de petrolatos, parabenos, fenoxietanol, nanopartículas, perfumes e corantes artificiais, além de OGMs (organismos geneticamente modificados).

9️⃣ Além das certificações COSMOS, a Ecocert também trabalha com outros selos, como o USDA Organic (agricultura orgânica americana), o EU Organic Regulation (da União Européia), o GOTS (Padrão Têxtil Orgânico Global para roupas e tecidos) e o Fair Trade (comércio justo).

🔟 Para conseguir um dos selos, toda a cadeia de abastecimento de uma marca é auditada, desde a matéria-prima até o produto acabado. A Ecocert realiza pelo menos uma inspeção anual no local, complementada por auditorias adicionais não anunciadas durante o ano. Amostras também podem ser coletadas para análise em laboratório.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade