O perigo das PFAS, substâncias químicas eternas

Quase metade da água potável utilizada pelos norte-americanos está contaminada com PFAS, substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS e PFOA), revelou um estudo publicado em julho de 2023 pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS). Os cientistas analisaram por 5 anos a água coletada diretamente das pias de cozinhas de 716 locais de todo o país, gerando a pesquisa mais completa sobre o tema. O dilema é que nos últimos anos os estudos apontam que os PFAS não se decompõem no meio ambiente, se espalham por grandes distâncias e podem durar anos no corpo humano, levando a problemas como aumento no colesterol e no risco de câncer renal, redução da fertilidade e interferência nas respostas imunes. Os compostos foram criados pelo homem ao manipular moléculas de carbono e flúor.

Desde a década de 1940, as grandes indústrias químicas disseminaram o uso de PFAS a partir da descoberta de um revestimento antiaderente nas panelas (o ovo mexido pode até não grudar, mas tem seu preço). Hoje, são mais de 10 mil tipos de PFAS conhecidos (o estudo da água testou só 32!!), adicionados em roupas para atividades ao ar livre que repelem água, cortinas de banheiro, produtos de limpeza, tintas, revestimentos de estofados, impermeabilizantes de tapetes, pesticidas e até espuma contra incêndio. Pois é: muitas cidades ao redor do mundo já começaram a pedir indenizações milionárias de fornecedores de soluções de combate ao fogo que acabaram contaminado os solos com PFAS. Os compostos "viajaram" para os aquíferos onde a água potável é coletada, fornecendo um caminho direto para a ingestão humana.

O Brasil ainda não tem limites estabelecidos para a presença de PFAS e PFOA no meio ambiente. Entre as alternativas que estão ao nosso alcance para diminuir a exposição aos chamados “químicos eternos”, segundo a organização CHEM Trust (https://chemtrust.org/pfas), está evitar o uso de panelas e frigideiras antiaderentes, tecidos e soluções de limpeza impermeáveis, além de cosméticos com flúor ou fio dental revestido com PTFE. No caso da água, uma das soluções sugeridas pelo USGS são filtros com tecnologia de osmose reversa, carvão ativado ou troca iônica.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade