Ativos naturais: Palo Santo (Bursera Graveolens)

O Palo Santo (Bursera graveolens) é uma árvore nativa do Peru, Equador e outros países da América do Sul, e pertencente à mesma família vegetal da qual fazem parte a Mirra e o Olíbano. Ela cresce em florestas tropicais secas e produz uma resina e lascas de madeira muito perfumadas. Seu aroma doce e picante irradia um calor reconfortante, com toques cítricos e um leve frescor de ervas, como o hortelã. Em espanhol, palo santo significa “madeira sagrada”. Por vários séculos, a madeira, a resina e o óleo extraído da planta têm sido usados pelos povos nativos e xamãs mesoamericanos ​​para amenizar dores de cabeça e nas articulações, um efeito que pode estar relacionado à presença do limoneno, componente analgésico e anti-inflamatório.

Seu aroma adocicado também promove limpeza energética e purificação do ambiente, afastando energias negativas e atraindo boas vibrações. As antigas tradições prescrevem rituais de cura que envolvem fumigações da madeira do Palo Santo para remover energias ruins e estimular “boa sorte”. Não por acaso, é até hoje um dos “cheiros de incenso” mais conhecidos. Ele ainda é usado como repelente de insetos.

Por muitos anos circulou na internet a informação que o Palo Santo era colhido através do desmatamento. O que hove foi uma fake news propagada devido à confusão entre as espécies Bulnesia sarmientoi (usada como insumo madeireiro para a produção de móveis, devido à semelhança com o mogno) e Bursera graveolens (o Palo Santo da Aromaterapia). A primeira é atualmente reconhecida como uma espécie ameaçada de extinção e a outra não. São duas espécies distintas, nativas de regiões geograficamente diferentes da América do Sul e utilizadas para diferentes aplicações. Porém, para obter um incenso ou óleo essencial de Palo Santo de qualidade, o ideal é que ele seja extraído de árvores e galhos que caíram naturalmente e estão mortos há mais de quatro anos. Curiosamente, quanto mais tempo a árvore estiver morta, mais potente será o cheiro e maior será a riqueza de terpenos, como limoneno e alfa-terpineol. Algumas árvores de Palo Santo podem viver por mais de 80 anos.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade