10 termos básicos para entender a Aromaterapia

Felizmente, o mundo da Aromaterapia tem atraído mais entusiastas, que passam a estudar e a fazer uso de óleos essenciais no seu dia a dia. Veja aqui os termos mais comuns da área:

ARRASTE A VAPOR = também chamado de destilação, é o método de extração de óleos essenciais mais utilizado. As partes das plantas (folhas e pétalas) são colocadas em contato com o calor do vapor de água, para que os componentes voláteis se desprendam e se transformem em óleo.

CROMATOGRAFIA = é um exame “raio-x” feito em laboratório para verificar a composição dos óleos essenciais. Com ele, dá para saber se o produto é puro e se realmente carrega os componentes esperados.

VOLATILIDADE = as moléculas dos óleos essenciais (ao contrário dos óleos vegetais) são voláteis, ou seja, evaporam em contato com o ar.
.
SOLUBILIDADE = é a capacidade de se misturar em determinados líquidos. Os óleos essenciais e vegetais não se misturam facilmente com a água, mas podem ser diluídos em éter, álcool e outros solventes orgânicos.

QUIMIOTIPO (QT) E GEOTIPO (GT) = plantas da mesma espécie, nascidas em diferentes regiões do mundo podem possuir os mesmos componentes, mas em porcentagens distintas, devido ao clima, ou porque foram cultivados de forma diferente. Então, algumas marcas denominam seus óleos acrescentando o GT (país ou região de origem) e QT (componente químico de destaque).

ÓLEO LFC = sigla para "livre de furanocumarinas”, substâncias causadoras da fotossensibilidade em exposição da pele ao sol.

ÓLEO CO2 = chamado de hipercrítico ou supercrítico, é extraído por um dos métodos mais modernos, capaz preservar um aroma quase idêntico ao da planta viva e mais ativos botânicos.

ÓLEO ABSOLUTO (ABS) = é extraído por um método que usa solventes e é rico em moléculas densas como resinas e ceras. Costuma ser usado por profissionais que buscam teores elevados de aromas ou substâncias específicas para a fabricação de perfumes e cosméticos.

MONOTERPENOS E SESQUITERPENOS = são as substâncias presentes nos óleos que entregam seus efeitos aromáticos e terapêuticos, como as funções antissépticas, bactericidas e anti-inflamatórias.

ÁCIDOS GRAXOS = são os principais componentes nutritivos dos óleos vegetais.

👉 Comprar óleos essenciais puros, sem a inclusão de conservantes e fragrâncias sintéticas, é fundamental para garantir a qualidade olfativa e as propriedades esperadas. Conheça marcas com garantia de origem, à venda da loja online Beleza do Campo.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade