Por que evitar o Octocrylene em protetor solar

O Octocrileno é uma substância sintética bastante usada em protetores solares convencionais. Porém, é preciso ter cuidado com ela. Normalmente, o composto está presente em filtro solar químico com FPS alto e também em produtos de cuidados pessoais com FPS, como cremes anti-idade, shampoos, sprays de cabelo, óleos bronzeadores e condicionadores. O Octocrileno penetra na pele e neutraliza os efeitos dos raios UVA e UVB. As versões de protetor natural, físico e mineral não fazem uso do Octocrileno, pois eles usam ativos que NÃO penetram na pele, apenas criam uma barreira externa - uma espécie de escudo - que reflete a luz solar, diminuindo os riscos de câncer de pele, assim como queimaduras, envelhecimento precoce ou o surgimento de manchas.

Para que serve o Octocrileno no protetor solar?
O Octocrileno é um líquido viscoso, oleoso, límpido e incolor, cuja função principal é absorver os raios UVB e ondas curtas de raios UVA (ultravioleta). Ele também permanece estável na fórmula, permitindo ao protetor resistir melhor à água.

O Octocrileno faz mal para a pele e o organismo?
Um estudo realizado pelo Laboratório de Biodiversidade e Biotecnologias Microbianas do Observatório de Oceanologia de Banyuls sur Mer, no sudoeste da França, e publicado em 2021 na revista científica Chemical Research in Toxicology, aponta que a medida em que o protetor solar envelhece na embalagem por até um ano, o Octocrileno se transforma em benzofenona, uma substância já proibida em diversos países por fazer uma desregulação hormonal no organismo, podendo alterar o equilíbrio do hormônio da tireóide, exibir atividade estrogênica (estímulo da ovulação em mulheres) e induzir atividade anti-androgênica (bloqueadores de testosterona). Esta substância também demonstrou induzir alterações na conformação e quebra de DNA na presença de luz ultravioleta.

Além disso, como o Octocrileno penetra na pele, ele pode causar reações alérgicas em pessoas com a cútis mais delicada. Um estudo feito pelo FDA (Food and Drugs Administration) mostrou que algumas substâncias do protetor solar, incluindo o Octocrileno, chegam à corrente sanguínea, o que a torna um potencial composto biocumulativo no corpo, podendo alterar seu equilíbrio hormonal e ser transmitido de mãe para filho na amamentação. 

Algo semelhante acontece com os animais. Um estudo de 2013 recolheu golfinhos encontrados mortos na costa brasileira para buscar, pela primeira vez, a presença de FPS no corpo de mamíferos marinhos. De 56 animais estudados (da espécie toninha, ou franciscana, ameaçada de extinção no Brasil), 21 tinham concentrações de octocrileno no fígado. 

Como saber se o protetor solar tem Octocrileno?
Ele costuma aparecer como Octocrylene, e pode ser encontrado na traseira do rótulo, onde consta a composição do produto. 

➤ Com tantos ingredientes potencialmente prejudiciais para a saúde do organismo, a busca por protetores solares de alta qualidade é fundamental. Veja aqui algumas opções de filtro solar que não fazem uso de avobenzona, oxibenzona e octocrileno, sendo seguros para toda a família.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade