Sodium Benzoate: de olho no rótulo

Passe os olhos pelos produtos de sua despensa e há uma boa chance de encontrar o Sodium Benzoate (E211 ou Benzoato de Sódio, em português) na lista de ingredientes. Ele atua em alimentos e cosméticos como anticorrosivo e conservante, para impedir o crescimento de bactérias, leveduras e bolor de fungos. Muitas fake news já foram postadas sobre ele – como a possibilidade de ser tóxico quando misturado às vitaminas e corantes, ocasionando TDAH (hiperatividade) em crianças ou se transformando em benzeno, um conhecido agente cancerígeno. Fique tranquilo: os sites que se concentram nele como um aditivo negativo não levam em consideração suas diretrizes de uso.

O Benzoato de Sódio é um sal no formato de grãos branquinhos (como se vê na foto) com um cheiro levemente balsâmico e sabor adocicado. É derivado de uma reação química em laboratório entre o ácido benzoico (encontrado em frutas e especiarias, como canela e pimenta) e o hidróxido de sódio. Sim, ele é sintético. Mas é um dos poucos conservantes sintéticos permitidos em produtos certificados como naturais e orgânicos pela Ecocert e Soil Association devido a elevada segurança e eficácia (ele não altera a textura, por exemplo, e funciona bem em ambientes ácidos e com baixo pH).

Nos alimentos, a concentração deve ficar entre 0,03% e 1%. Nos cosméticos, entre 0,05% e 0,5%. Seria necessário aumentar em 180 vezes a quantidade de Benzoato de Sódio em uma dieta típica para que algum problema pudesse ocorrer. Em cosméticos, seria preciso aplicar na pele mais de meio quilo por dia para registrar algum sintoma de toxidade. O EWG, principal instituto que mede a segurança de substâncias com notas de 1 a 10, classifica o Benzoato de Sódio entre 1 e 3, a depender da forma de uso. Não há catalogado em sua base de dados nenhum estudo que o coloca como biocumulativo ou como disruptor endócrino.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade