O perigo dos cosméticos em aerossol

Você sabia que um desodorante em aerossol precisa de um gás propelente, como o propano, o butano, seus isômeros ou misturas – todos derivados do petróleo – para funcionar? E você já se deu conta que compostos suspeitos de serem disruptores endócrinos, liberados para uso na pele, como ftalatos, triclosan e cloridrato de alumínio, podem potencializar sua toxidade quando ingeridos ou inalados? A seguir, veja três cuidados a serem ponderados quanto ao uso disseminado de cosméticos em aerossol:
.
1️⃣ Pulverizar uma fórmula de aerossol no ar significa que você pode inalar acidentalmente partículas do produto
Algumas partículas minúsculas podem cair na corrente sanguínea e ainda atingir regiões profundas do pulmão. De acordo com o artigo "Aspectos especiais das avaliações de segurança de cosméticos em sprays", publicado em 2011 por pesquisadores alemães, "devido à enorme área de superfície do pulmão, são grandes as chances de uma absorção sistêmica de gases, vapores e outros compostos solúveis pela mucosa respiratória e epitélios. O organismo cria respostas imunológicas que costumam resultar em rinite, conjuntivite, sibilos, dispneia e asma".
.
2️⃣ Produtos químicos em aerossóis representam perigos biológicos e ambientais
Embora as pessoas associem latas de aerossol com danos à camada de ozônio, as empresas já eliminaram os clorofluorcarbonos e atualmente usam outros propulsores que, embora não danifiquem a proteção da atmosfera, continuam gerando pegadas de carbono por causa de seus gases comprimidos e hidrocarbonetos de fontes não renováveis, além do uso de uma dezena de conservantes, polímeros e estabilizantes não biodegradáveis.
.
3️⃣ As latas de aerossol são inflamáveis, o que é ainda mais perigoso em condições de calor
Por se tratar de um gás inflamável, quando mantidos em condições superaquecidas – como no interior de um carro – os aerossóis podem sofrer aumento de pressão e explodir. Os adultos devem garantir que as crianças compreendam os possíveis danos que podem causar a si mesmas ou a outras pessoas com o uso de aerossol. Além disso, o ideal é que a lata não seja eliminada no lixo comum ou reciclável, devendo ser encaminhada a um local especializado.
.
Substitutos do desodorante em aerossol
As marcas de cosméticos naturais preferem fazer uso de roll-ons, bastão stick ou vidro reciclável. Algumas delas trabalham ainda com spray de bomba manual, que dispensa os gases comprimidos. Além disso, as formulações naturais e verdadeiramente clean beauty são livres de triclosan, parabenos, cloridrato de alumínio e outros compostos sintéticos. Veja aqui algumas opções.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade