De olho no rótulo: Hydrogenated Polyisobutene

No mundo dos cosméticos, os petrolatos não se restringem ao óleo mineral ou a parafina. Um exemplo é o Hydrogenated Polyisobutene (poli-isobuteno hidrogenado, em português), disseminado em maquiagens, fotoprotetores e formulações convencionais para pele e cabelo. Ele é obtido sinteticamente por meio da polimerização (reação química) do isobuteno, um hidrocarboneto gasoso derivado do refino do petróleo e que dá origem a aditivos de combustíveis e componentes plastificantes. Não à toa, também é chamado a grosso modo de "isoparafina líquida", pois atua como um lubrificante na superfície da pele, proporcionando sensação macia e suave.

Os poli-isobutenos de grau cosmético podem ser considerados como colas líquidas, que ajudam a manter as coisas no lugar por meio de uma leve adesão. Além disso, são à prova d'água. Isso significa que cremes e protetores solares que fazem uso dessa substância fixam melhor na pele, os batons não borram e os gloss labiais mantêm uma aparência úmida, orvalhada e altamente brilhante – aquele aspecto visual "molhadinho" que muitas pessoas adoram. Porém, não se esqueça: é um componente feito de combustível fóssil e, se estamos falando de batom e gloss, nós o engolimos e as crianças também engolem enquanto brincam com a maquiagem.

Há boas alternativas naturais para o Hydrogenated Polyisobutene em cosméticos, como o esqualano vegetal, as lecitinas, o copolímero feito com óleos de colza e tungue (planta nativa da Ásia) e a própria glicerina vegetal – todas bem mais caras. Mas a vida (e as marcas) são feitas de escolhas e o Hydrogenated Polyisobutene certamente não faz parte de fórmulas verdadeiramente clean beauty. Fique sempre de olho no rótulo!

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade