Duelo do bem: Óleo de Lavanda x Óleo de Lavandin

Quando você pensa em Lavanda, a francesa ou a inglesa provavelmente vem à mente, porque é a que mais aparece em fotos de cartão postal. No entanto, de acordo com a Associação de Produtores de Lavanda dos EUA, existem mais de 45 espécies e 450 variedades. Hoje, vamos comparar dois óleos essenciais bastante disseminados, derivados de duas espécies: a Lavanda Francesa (Lavandula angustifolia) e o Lavandim (Lavandula hybrida), resultado da polinização cruzada natural entre a Lavandula angustifolia (fêmea) e a Lavandula latifolia (macho, também chamada de Lavanda Spike):

▶️ AROMA
- Lavanda = seu aroma floral é mais fino e doce, com um frescor radiante e delicado. Basta fechar os olhos para que sua fragrância suave venha à mente!
- Lavandin = exala um perfume floral mais forte e intenso. Com um toque de ervas e cânfora, evidencia a faceta rústica da lavanda, trazendo um frescor mentolado ao ambiente.

▶️ PROPRIEDADES
- Lavanda: carrega teores mais elevados de linalol e acetato de linalila, compostos sedativos e relaxantes do sistema nervoso. Por isso, é a mais indicada para situações que envolvam controlar a ansiedade, diminuir o estresse e dormir melhor.
- Lavandin: possui maior concentração de álcoois, sendo a melhor opção quando se busca os efeitos antifúngicos, antivirais e bactericidas da Lavanda. Por causa da presença da cânfora, ele melhora o fluxo de ar induzido para as membranas do trato respiratório e ajuda a aliviar dores e sintomas neuromusculares, útil para relaxar os músculos após exercícios intensos. Por outro, deve ser evitado por hipertensos e bebês menores de 6 meses.

▶️ RENDIMENTO
- Lavanda: a espécie está restrita ao clima mais temperado, como o das serras, e em altitudes elevadas, porém, com incidência contínua de sol, caso dos paises que cercam o Mar Mediterrâneo. Cada 1 litro de óleo demanda a colheita de mais de 300 quilos da planta, um trabalho que deve ser feito delicadamente e de forma ágil para que as flores não fiquem machucadas.
- Lavandin: possui flores com uma consistência mais rígida, sendo mais resistentes a variações de temperatura e mais fáceis de se desenvolverem em altitudes baixas. Resultado: o rendimento da extração deste óleo é 5 vezes maior, em média, que a Lavanda Francesa "verdadeira", tornando o preço mais acessível, o que faz ser muito escolhido para aromatizar sabonetes e home sprays.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra num só lugar as melhores marcas que utilizam extratos de plantas, manteigas vegetais, óleos essenciais e ingredientes botânicos. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio de formulações limpas de verdade, capazes de unir tecnologia com o conhecimento ancestral da natureza.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade