Qual aplicar primeiro: repelente ou protetor?

Protetor solar e repelente de insetos são dois itens básicos que todos devem ter à mão, especialmente nos meses mais quentes, quando as pessoas tendem a passar mais tempo fora de casa. O protetor solar é essencial para proteger sua pele contra queimaduras solares, enquanto o repelente mantém a pele livre das irritantes picadas de insetos e mosquitos. Mas, ao ter que usar os dois ao mesmo tempo, pode surgir dúvidas sobre a ordem e a eficácia da aplicação.

Qual usar primeiro: protetor ou repelente?
Em geral, recomenda-se aplicar primeiro o protetor solar, seguido do repelente de insetos. Isso ocorre porque o cheiro de um repelente é uma parte importante do motivo pelo qual ele funciona, afastando os mosquitos. Se você aplicar o protetor solar depois, isto é, por cima do repelente, ele “aprisiona” o aroma sob uma forte camada, reduzindo a sua eficácia. Essa ordem é sugerida por centros de controle e prevenção de doenças de vários países, e vale tanto para loções quanto para produtos em spray. Portanto, coloque o protetor solar primeiro, aguarde um período de cerca de 5 minutos para permitir que o filtro seque, e aplique o repelente de insetos.

Devo reaplicar protetor solar e repelente depois de usar os dois?
Como o repelente de insetos dura mais do que o protetor solar, você precisará reaplicar o filtro solar com mais frequência do que reaplicar o repelente. Então, NÃO é preciso reaplicar o repelente todas as vezes que reaplicar o protetor solar, pois o excesso de repelente concentrado na pele pode não fazer bem (verifique o rótulo para ver com que frequência o repelente pode ser reaplicado).

É seguro usar protetor solar e repelente de insetos juntos? E se o repelente contiver DEET?
Essa dúvida parece originada de uma pesquisa publicada há quase 20 anos, sugerindo que o repelente de insetos com DEET (substância sintetizada em laboratório com ação repelente de uso tópico) faz com que o protetor solar funcione com menos eficiência (até 33%), de acordo com o WebMD. Mas um relatório posterior também publicado pelo WebMD indicou que o Exército dos EUA fez seu próprio estudo e descobriu que a aplicação de protetor solar antes do repelente de insetos não parece diminuir a eficácia de nenhuma das substâncias.

E os produtos 2-em-1 que combinam protetor solar e repelente?
Há alguns produtos no mercado que se classificam como 2-em-1, juntando proteção solar e repelente de insetos. Eles parecem ser uma ótima ideia, mas não são populares, porque não costumam ser recomendados. A eficácia parece ser melhor quando aplicados individualmente, com dois produtos diferentes, ainda que um seguido do outro.

👉 Hoje existem alternativas de proteção solar e de repelente de insetos com formulações naturais e veganas, mais saudáveis para o corpo humano e o meio ambiente.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade