Esmaltes sem alergênicos: de olho no rótulo

Você sabia que os esmaltes estão no topo do ranking dos cosméticos que mais causam alergia? O trio tolueno, formaldeíldo e dibutilftalato (DBP) é responsável por 95% dos casos. Pior: eles são potenciais disruptores endócrinos, ou seja, podem imitar os hormônios naturais do organismo e embaralhar o desenvolvimento saudável das células. Mas o problema dos esmaltes vai além: um único vidrinho pode carregar até 50 substâncias químicas que podem ser absorvidas pelo organismo através do contato com a pele ou inalação. A seguir, citamos os principais ingredientes que você deve evitar ao adquirir esse tipo de produto:

⛔️ Formaldeído = costuma aparecer como metanal, etanal, aldeído metílico e óxido de metileno. Atua como conservante e fornece aderência. Ele penetra e endurece a placa da unha, podendo causar desidratação e descolamento.

⛔️ Tolueno = evita que o pigmento se separe na fórmula. Causa dermatites e neurotoxicidade (danos ao sistema nervoso periférico) quando inalado. Também pode aparecer como methyl-benzene, methylbenzol, monomethyl benzene e phenylmethane.

⛔️ Dibutilftalato (DBP) = fornecedor de brilho. Tem poder irritante sobre as mucosas e é disruptor endócrino, razão pela qual é proibido na Europa. Pode aparecer como ftalato de dibutila, butilftalado e ácido ftálico dibutil ester.

⛔️ Xileno = solvente obtido pela destilação de madeira, alcatrão ou petróleo. Provoca a depressão do sistema nervoso central, ocasionando dor de cabeça, tontura e náuseas.

⛔️ Parabenos = conservantes com má reputação pela capacidade de "imitar o estrogênio", hormônio humano.

⛔️ Polimetacrilato = junta os ingredientes para que o esmalte não esfarele ou escorra. É irritante para a pele, os olhos e as vias respiratórias.

⛔️ Cânfora = fornecedora de brilho, desencadeia irritações na pele e reações alérgicas. Aparece como camphor.

⛔️ Fosfato de Trifenila = estende a durabilidade do esmalte. Mas é um disruptor endócrino que pode afetar as células ósseas e aquelas ligadas à fertilidade. Aparece com a sigla TPHP ou como trifenilfosfato.

⛔️ Tosilamida de Etilo (Ethyl Tosylamide) = ajuda a secar o polimento em poucos minutos. É formado a partir do tolueno.

✅ Infelizmente não existe esmalte 100% natural no Brasil. Há uma mistura de corantes naturais e sintéticos, por exemplo, para dar cor aos produtos. Porém, procure usar esmaltes que contenham apenas corantes atóxicos e hipoalergênicos, livres de estireno e ftalatos.

Sobre a loja

Página oficial da Beleza do Campo, loja online especializada em cosméticos e produtos naturais, orgânicos e veganos. Aqui você encontra as melhores marcas reunidas em um só lugar, com produtos não testados em animais e produzidos com extratos de plantas, manteigas vegetais e óleos essenciais. Há mais de uma década a Beleza do Campo estimula o consumo consciente por meio da beleza limpa de verdade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Beleza do Campo Comércio & Serviços Ltda - CNPJ: 15.517.507/0001-94 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade